0800 0120232
(19) 99851-6284
Acessar Cashback
Gestão do Negócio

Tendências do Setor Automotivo 2021

O que esperar do novo ano?

2020 foi um ano desafiador para o setor automotivo, que foi impactado em muitos sentidos pela pandemia do COVID 19.

Por outro lado, esse setor é historicamente marcado por grandes inovações e avanços tecnológicos e, de certa forma, as mudanças de 2020 até aceleraram algumas das tendências da indústria automotiva. As grandes marcas já perceberam que para se recuperar precisarão se adaptar a ciclos mais rápidos e prazos de planejamento mais curtos.

Para ajudar os centros automotivos a se preparem para o futuro, a KDP separou as tendências mais importantes para 2021, que podem de alguma forma impactar o setor de manutenção automotiva e comercialização de pneus e peças.

1)    Mais pessoas usando o próprio carro

Uma mudança de comportamento interessante que aconteceu por causa do coronavírus foi o aumento do número de pessoas que passaram a usar mais o seu veículo particular, em parte devido ao receio de usar meios coletivos – como transporte público e compartilhamento de viagens (caronas).

Ainda não sabemos se essa tendência irá se concretizar no longo prazo, pois, antes da pandemia, cada vez mais pessoas buscavam por meios coletivos e mais baratos de locomoção.

De qualquer forma, os profissionais do segmento de manutenção automotiva devem estar atentos caso haja um aumento de consumidores buscando por manutenção, tudo para garantir o bom funcionamento do veículo. Nesse caso, os centros automotivos podem focar na divulgação dos serviços de segurança – como revisão dos itens de segurança obrigatório – e serviços complementares que podem trazer mais conforto para os clientes – como a higienização do ar-condicionado e cristalização de vidros.

2)   Quanto mais perto de casa melhor

Pesquisas mostram que cada vez mais as pessoas buscam por serviços perto de casa ou com algum tipo de atrativo que torne tudo mais prático e rápido. Apesar disso, ainda querem participar de forma ativa dessa experiência, ou seja, ter acesso a informações claras e relevantes do seu veículo e acompanhar a revisão e manutenção sempre que possível.

Nesse sentido, as oficinas mecânicas e centos automotivos precisam estar preparados para atender as necessidades desse público. Algumas iniciativas nesse sentido são:

Ø Oferecer serviço de “leva e traz” seguindo todas as recomdações de segurança

Ø Agendamento de serviços online (o whatsapp tem sido uma ótima alternativa para marcas os atendimentos)

Ø Disponibilização de conteúdos interessantes sobre os serviços e produtos oferecidos (pode ser por meio de vídeos e posts nas redes sociais, por exemplo)

3)   Preocupação com o meio ambiente

O meio ambiente é um assunto que está em alta entre os consumidores no geral e, no mercado automotivo não é diferente. As discussões sobre os atuais hábitos de consumo, inclusive de produtos e serviços automotivos, estão cada vez mais comuns.

A desconfiança com relação ao serviço mecânico e a sua imagem negativa para o meio ambiente ainda é muito alta. Por muito tempo centros automotivos não especializados reforçaram essa imagem negativa por meio da “empurrometria”, prática de substituir peças do carro que não precisariam ser trocadas, levando prejuízo para o bolso do cliente e alta geração de resíduos necessários.

Agora, os consumidores estão cada vez mais atentos aos produtos que consomem para o seu veículo, como uma forma de ter um consumo mais consciente e sustentável, além de evitar pagar por algo que não precisa.

Nesse novo cenário, os centros automotivos que vão se dar bem são aqueles que melhor se adaptarem, mostrando transparência no atendimento e confiança nas relações comerciais. Uma das mudanças fundamentais nesse processo é adotar testes e ferramentas de medições que mostram o que de fato deve ser feito no veículo do cliente.

E ai? Curtiu essas informações? Esteja sempre atento as informações de mercado para melhorar a performance do seu negócio e conte com a KDP para te conectar com o sucesse em 2021!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *