0800 0120232
(19) 99851-6284
Acessar Cashback
Comunicação e Marketing, Gestão do Negócio

Protagonismo feminino no segmento automotivo

Há alguns anos, o mercado automobilístico era basicamente destinado ao público masculino. Já hoje, seja como consumidoras ou especialistas, o número de mulheres que se interessam por esse segmento tem aumentado cada vez mais.

Prova disso é que 58% dos brasileiros interessados em veículos são mulheres. E não para por aí!

Em 2017, o gênero feminino já representava 46% do atendimento em oficinas mecânicas. Isso sem falar que, segundo uma pesquisa desenvolvida pela General Motors (GM) do Brasil,  40% das mulheres já adquiriram o próprio veículo e, em 70% dos casos, elas influenciam na decisão da compra.

Por essas e outras, muitas mulheres têm buscado se especializar em mecânica para trabalhar na área, exercendo funções importantes na oficina. Enquanto isso, tantas outras preferem estudar o assunto apenas para entender melhor sobre o funcionamento dos próprios veículos. Independentemente do objetivo, é perceptível o empenho na conquista de autonomia para resolver assuntos relacionados à manutenção automotiva.

Oficina mecânica feminina já é realidade

Por muito tempo, as mulheres foram consideradas alvos fáceis para mecânicos ambiciosos e desonestos. Elas acabavam se tornando vítimas de engano com relação aos trabalhos prestados. Na prática, muitos profissionais se sentiam à vontade em identificar falsos problemas nos carros, empurrando serviços desnecessários ou cobrando preços mais altos das clientes. Além disso, elas ainda tinham que lidar com o constrangimento de estar em um ambiente considerado masculino.

Também por esses motivos, muitas mulheres perceberam a necessidade de entrar de cabeça nesse segmento, abrindo suas próprias oficinas. Com o intuito de reduzir os abusos, oferecendo um serviço transparente e de qualidade, muitas mulheres têm aceitado o desafio de administrar oficinas mecânicas. Melhor ainda se oferecem como diferencial uma equipe feminina que, além do profissionalismo, busca atender de forma personalizada cada cliente, não é mesmo?

Graças a essa mudança, aquela ideia de que oficinas mecânicas são sinônimo de sujeira e desorganização tem sido deixada para trás, dando lugar a um novo conceito. As mulheres entendem mais facilmente que o visual da oficina também conta como diferencial. Um ambiente organizado e limpo passa a impressão de responsabilidade e profissionalismo, fatores muito importantes para

A necessidade de especialização é constante

Usar como argumento que determinadas profissões são específicas para o gênero masculino porque os homens têm mais força ou habilidade não faz sentido algum. A verdade é que homens e mulheres têm o mesmo nível de capacidade. O que normalmente diferencia um do outro são as perspectivas, que levam a formas diferentes de desenvolver estratégias para lidar com as mesmas tarefas.

Tudo isso se aplica também ao setor automobilístico! Já está mais que comprovado, afinal, que as mulheres têm não só a capacidade como a força necessárias para lidar com as situações apresentadas nas oficinas. Não à toa, portanto, o público feminino tem ganhado cada vez mais espaço nesse segmento.

Para atender às expectativas e driblar o preconceito (que infelizmente ainda é uma realidade), as mulheres que desejam atuar na área de mecânica automotiva precisam se especializar. Também é preciso ficar de olho nas tendências do mercado, buscando conhecimento a fim de aprimorar as estratégias de gestão e, assim, oferecer um serviço de qualidade para os clientes.

Essa é uma matéria retirada do blog Fras-le.

Como e onde se especializar

Mas como buscar conhecimento? Cursos e treinamentos online podem ser seus aliados, principalmente neste momento em que estamos. Você já ouviu falar no Maxxi Training?

O Maxxi Training é uma plataforma de educação que tem o objetivo de promover o conhecimento para os profissionais do setor automotivo.

Há 9 anos no mercado, realiza feiras com temas técnicos em parceria com grandes fabricantes e instituições.

Todas as aulas são gratuitas e com emissão de certificado, garantindo o melhor dos conteúdos para quem quer aprender e se destacar no mercado.

Atualmente as aulas são feitas através de metodologia online, ou seja, além de garantir conhecimento, você pode estudar no conforto da sua casa!

Todos os meses são diferentes treinamentos com dicas técnicas, aplicação e e gestão com as melhores fabricantes no mercado. Confira o calendário e inscreva-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *