0800 0120232
(19) 99851-6284
Acessar Cashback
Gestão do Negócio

Peças automotivas: o cuidado que você precisa na sua loja

Cuidados na hora de comprar e vender autopeças na sua loja

O mercado de autopeças no Brasil está em constante mudanças e modernizações para atender com excelência as necessidades de centros automotivos e oficinas mecânicas. Os fabricantes e as distribuidoras entenderam que essas demandas passam por serviços e atendimentos cada vez mais dinâmicos.

Dessa forma, a cada dia surgem mais tecnologias como os catálogos eletrônicos, blogs e cursos na internet para aplicadores, modelos de entrega diferenciados e muito mais.

Com tanta evolução, o trabalho de encontrar as peças que você precisa ter na sua loja pode se tornar cada vez mais prático e assertivo. Mas, para isso, é preciso ficar atento para alguns passos, pois os fatores são muitos: marca, custo-benefício, potencial de venda…

É por isso que hoje a KDP traz para você algumas dicas essenciais na hora de abastecer o seu estoque de peças. Vamos lá?

1) Pesquise

A tecnologia pode ser a sua principal aliada neste momento. Por meio dos catálogos eletrônicos, você pode ter acesso fácil e rápido a cardápios de produtos completos, com imagens e informações técnicas disponíveis, o que ajuda muito a tirar possíveis dúvidas sobre a peça que está comprando para atender a necessidade de um cliente. Isso sem falar da própria compra online dos produtos.

2) Orientações do manual do veículo

Honestidade é a palavra-chave na hora de conquistar aquele cliente que está na jornada de troca de peças no carro. Pode parecer simples, mas muitos deles não tem o costume de consultar o manual do seu veículo quando procura por um serviço especializado.

Quando estiver no atendimento, pergunte se o cliente está com o manual em mãos e leia as recomendações do fabricante junto com ele. Assim, se precisar realmente trocar uma peça, o cliente vai ter a confiança no serviço que está sendo feito, além de ser fundamental na escolha da peça correta.

               3) Escolha o canal adequado e tenha as peças originais

Procure por canais de confiança para garantir uma compra segura. Empresas com credibilidade e boa reputação certamente não deixarão você e nem o seu cliente na mão.

Tenha sempre no seu estoque as peças originais dos carros que mais passam pela sua loja. As peças originais são aquelas definidas pelas montadoras do veículo, ou seja, a sua composição é igual as da que saem com o veículo da fábrica.

Entre muitas vantagens, elas conservam os demais componentes do carro pois não sobrecarregam os acessórios e sistemas, além de aumentar a sua vida útil. Assim, você garante que o cliente vai ficar satisfeito com o serviço, aumentando a confiança e a credibilidade do seu estabelecimento.

4) Cheque o número de série das peças de reposição

As peças de reposição são aquelas que tem fabricação externa às montadoras dos veículos, e tem um nicho de mercado bem amplo. Por isso, é sempre bom ter essas peças na loja também, mas tomando alguns cuidados, pois você pode encontrar tanto peças de alto padrão e performance, quanto pelas de baixo custo e baixa qualidade, comprometendo a segurança dos clientes.

As peças de reposição têm códigos impressos ou gravados em relevo sobre alguma superfície lisa. Alguns fabricantes possuem sites e/ou APPs específicos para que você consiga conferir a autenticidade da peça. Além disso, atente-se também nas certificações (Inmetro, IQA e CESVI), embalagem, características técnicas e acabamento.

         5) Aprende mais!

Como falamos, o mercado automotivo está em constante mudança. Sempre surgem novos produtos, novos serviços e tecnologias e precisamos nos manter atualizados para atender a real necessidade dos consumidores da melhor forma.

Para isso, que tal contar com a ajuda do CTTi, Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da DPaschoal?  Eles compartilham conteúdo automotivo relevante pelo seu canal no YouTube, tanto para os consumidores finais, quanto para aplicadores, técnicos mecânicos e profissionais do ramo no geral.

canal do ctti no youtube

E ai? Curtiu nossas dicas?

Aproveite que a KDP expandiu os negócios e agora oferece um catálogo com mais 45 mil peças das melhores marcas do mercado, com uma entrega rápida e eficiente.

Acesse o Portal KDP agora e experimente!

Portal KDP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *